Educação

UFPel divulga nova lista de convocados

Mais de mil nomes na lista de espera do Sisu foram anunciados pela instituição; entrega dos documentos começa segunda-feira

O primeiro semestre letivo de 2019 na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está se aproximando. Na manhã de quarta-feira (13), mais de mil pessoas puderam ler seu nome na lista de convocados para realizar a matrícula na instituição. Esta é a primeira convocação referente à lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Ao todo, são 1.717 vagas, distribuídas em 80 cursos de graduação. A entrega dos documentos começa na próxima segunda-feira, dia 18, e se estende até o dia 21. A matrícula ocorrerá das 8h30min às 14h no auditório térreo do Campus 2 da UFPel, na rua Almirante Barroso, 1.202.

A lista de candidatos aptos a se inscreverem na lista de espera foi divulgada no último dia 7. Esta primeira convocação, divulgada pela Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) da Pró-Reitoria de Ensino, obedece a ordem de classificação por curso, modalidade e número de vagas remanescentes. Para realizar a matrícula, é necessário entregar uma série de documentos, que varia para candidatos da ampla concorrência e para aqueles inscritos pelo sistema de cotas.

Os futuros estudantes que se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas precisarão passar pela Comissão de Controle de Identificação do Componente Étnico-Racial (Ccice). Já aqueles que cursaram integralmente o Ensino Médio em escola pública e possuem renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio devem apresentar a declaração escolar e os documentos que comprovam tal renda, respectivamente. Os candidatos com deficiência deverão entregar atestado médico com data de validade no prazo mínimo de um ano e deficiência especificada e comprovada através da Classificação Internacional de Doenças (CID). Todas as informações detalhadas podem ser encontradas no site wp.ufpel.edu.br/sisu.

Quem passou
Beatriz Vitola tem 19 anos e foi uma das selecionadas a ocupar uma vaga remanescente do Sisu 2019/1. Natural de Pelotas, cursou o Ensino Médio no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) no curso de Comunicação Visual. Para expandir os conhecimentos na área, optou pelo Jornalismo. “Eu acho que esse curso vai complementar minha formação técnica no Design”, explicou. Mesmo tendo se passado apenas algumas horas da divulgação da lista, ela já foi bem recepcionada pelos seus veteranos, responsáveis por dar boas-vindas e orientações sobre a graduação. Beatriz contou que está ansiosa e cheia de expectativas, mas tentando se manter calma. “Quero aprender muito e conhecer muitas pessoas”, afirmou.

Jornalismo também será a futura profissão de Ana Julia Ferreira Nachtigal. Depois de cursar Letras e desistir, ela se apaixonou pela fotografia. Por isso, escolheu um curso que tivesse algo a ver com sua paixão. Pensou por um tempo, pesquisou muito e encontrou no Jornalismo algo que lhe interessa e combina com ela. “Amo me comunicar, escrever e ler”, justificou. Para o futuro, ela espera se encaixar em uma área que envolva o fotojornalismo ou a redação. Assim como a sua futura colega Beatriz, Ana Julia já entrou em contato com os veteranos. “Parece que já são todos amigos.”

7

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Faixa de segurança não é de decoração Anterior

Faixa de segurança não é de decoração

Velório de Bibi Ferreira no Theatro Municipal é aberto ao público Próximo

Velório de Bibi Ferreira no Theatro Municipal é aberto ao público

Deixe seu comentário